sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Estaduais e seus regulamentos cada vez mais criativos

2010 é ano de Copa do Mundo e, portanto, as federações normalmente são obrigadas a divulgar tabela e regulamento de seus Estaduais mais cedo do que de costume, já que as competições também começam antes em relação aos outros anos. Eu pesquisei os regulamentos já divulgados e fiquei impressionado com a criatividade de algumas federações para bolar a forma de disputa de seus torneios.

Em um campeonato que é adiado por falta de estádios disponíveis, nada pode ser mais bizarro, certo? Errado. Pois a FAF também caprichou no regulamento do Campeonato Alagoano de 2010. Uma mistura inacreditável de turnos com pontos corridos e mata-mata. Tudo ao mesmo tempo. Entendeu? Sim, eu sei que é difícil. Mas vamos por partes.

Na primeira fase, os dez times jogam no sistema popular de "todos contra todos" e quem somar mais pontos é declarado o campeão do primeiro turno. Os quatro primeiros colocados se classificam para a semifinal.

A semifinal é disputada da maneira tradicional, com os quatro times fazendo o cruzamento 1º x 4º e 2º x 3º, em ida e volta, e os vencedores se classificam para a final, que também é disputada em ida e volta. "O vencedor é o campeão alagoano", todos pensam, erradamente. Pois o vencedor da final disputará a SUPER FINAL, contra o campeão do primeiro turno. Aí sim conhecemos o campeão alagoano de 2010. Sim, o time precisa ser campeão duas vezes para sair com a taça! Inacreditável, não? Ao menos o time é campeão se vencer as duas fases.

E o que dizer de um campeonato que começa no ano anterior? O Campeonato Paraense de 2010 começa em 2009. Sim, é isso mesmo! São quatorze equipes ao todo disputando. Entretanto, apenas quatro começam a competição em 2010. As outras dez disputam uma Fase Preliminar, uma espécie de Segunda Divisão, em dezembro, que classifica quatro equipes para a "segunda fase", a que começa no ano seguinte. As equipes eliminadas na primeira fase só voltam a atuar em dezembro de 2010, em mais uma fase classificatória.

Alvo de muitas críticas no ano passado, o supermando no Campeonato Paranaense continua. Depois de uma fase com doze equipes, teremos o octogonal final, onde o primeiro colocado da primeira fase disputará todos os jogos em casa. Isso mesmo! No octogonal, quem teve melhor campanha na primeira fase joga sempre em casa. Genial!

Enfim, isso só mostra que os nossos cartolas estão cada vez mais criativos na hora de fazerem o regulamento dos Estaduais. Em breve vou pesquisar e fazer uma coletânea dos regulamentos mais bizarros do século. Quem viver verá!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Vem aí um novo Futebol Estranho

Neste ano de 2009, vivemos muitas emoções no Futebol Estranho. A cobertura de campeonatos como as Séries B e C do Campeonato Carioca, a Copa Arthur Dallegrave e a BTV Cup nos trouxe uma audiência inesperada para torneios tão pouco divulgados. Mesmo assim, pensamos que é hora de mudar.

Estamos reformulando totalmente o FE. A partir de hoje, vamos procurar levar mais o lado alternativo, que é o que o nome leva a crer. Bizarrices, regulamentos "diferentes", times obscuros, enfim, o futebol alternativo em sua essência fará parte do nosso blog, completamente reformulado. Ou seja, um novo Futebol Estranho, que não deixará de lado as divisões inferiores do futebol. Apenas procurará vê-las de um forma mais diferente, mais adequada para o nosso nome e nossos objetivos no ato da criação do site.

Para não deixar os torcedores dos times de menor investimento do Rio de Janeiro, nosso principal foco em 2009, na mão, estamos criando um site, com um nome mais adequado para a cobertura diária desses times: o Jogada Carioca. Esperamos que você, leitor, também confira as notícias de lá.

Agradecemos a todos que nos acompanharam durante nossa saga em 2009, mas sentimos que é a hora de mudar. Esperamos que vocês gostem do novo FE de 2010!

Atenciosamente,
Vitor Costa - Criador e Editor, em nome da equipe do FE